Tulipas vermelhas significam amor eterno, amor perfeito, e representam para quem as dá uma verdadeira declaração de amor, uma simbologia de um amor eterno, um amor verdadeiro e cuidadoso, aquele que não terá fim.
Tulipa é uma flor considerada muito luxuosa, com um grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”. Na Idade média, as tulipas vermelhas eram o símbolo da loucura, e os próprios médicos utilizavam a flor como símbolo de que a pessoa tinha sido curada, estava sã.
Em geral, a tulipa vermelha significa o amante perfeito ou ideal, são apelos de amor, e são conhecidas por serem um ótimo presente após uma briga de casal, uma vez que transmitem muito um amor verdadeiro, e que a pessoa está arrependida e cheia de amor.
A tulipa vermelha é a flor do escudo da Holanda, e um dos símbolos do país.
Existem diversos tipos de flores roxas, como rosas, hortênsias, amor-perfeito, flor-de-lis, e várias outras. Existem diversos simbolismos para as flores roxas, mas elas estão especialmente ligadas ao amor, a calma, e a sentimentos bons.
A flor roxa é conhecida como a cor do primeiro amor, a flor das pessoas de classes mais nobres da sociedade, ela alivia até mesmo tensões, pois representa também o auto controle, a dignidadade. Pela própria cor, em outros casos ela pode representar a violência, e agressão.
As flores roxas são muito apreciadas pelas mulheres, e até mesmo meninas, pois é uma cor delicada e jovial, além de ser uma cor muito romântica.
Flores azuis são um tipo de flor não tão fácil de serem encontradas, e alguns exemplos são as hortênsias, violetas e outras. Existe um grande mistério relacionado às flores azuis, em especial a rosa.
A flor azul é conhecida por ser uma flor que representa o infinito e o inalcançável, onde sentimentos como gratidão, respeito, admiração, desejo e o amor fazem parte do seu objetivo. Existem uma grande dúvida em torno da rosa azul, pois sabe-se que naturalmente ela não existe. Foi criada a rosa azul, mas através de variações genéticas, e passou a ser então o símbolo da prosperidade. Em algumas culturas, a rosa azul significa mistério ou alguém que busca alcançar algo considerado impossível, pois as pessoas acreditam que elas possuem o dom de realizar um desejo.
A literatura mesmo fala sobre a rosa azul, no livro de Maurice Baring chamado “The Blue Rose” ou “A Rosa Azul”, conta a história sobre a filha de um imperador que prometeu só se casar com alguém que lhe trouxesse uma rosa azul, mostrando o quão importante é a rosa azul.
Uma bela flor para uma bela dama. Representa a beleza feminina, a perfeição, a pureza espiritual. Mas também representa a sexualidade nos seus tons inequívocos.
O Jasmim possui um perfume envolvente, exótico e afrodisíaco. A noite acentua a sensualidade. É considerado o “rei das flores” devido ao seu odor. A sua cor representa inocência, pureza e paz.
Jasmim amarelo: significa amor, beleza delicada, elegância e graciosidade.
O girassol representa a força positiva do sol transmitindo calor e força. Significa imponência, dignidade e glória. A sua cor representa felicidade, alegria e orgulho.
A Azaléia é relacionada deusa Minerva, deusa da sabedoria e da razão; no Reino Unido houve uma época em que era comum que as moças colocassem pétalas dessas flores em seus cabelos, sob seus chapéus de renda, na esperança de serem pedidas em casamento.
Originária do Oriente, suas flores são o símbolo chinês da feminilidade. Tem como significado a elegância, a felicidade.
A Azaléia de flores brancas representa romance ou paixão passageira.
A Azaléia de flores rosadas diz respeito ao amor pela natureza, o amor dos naturalistas ou o amor de longa data, duradouro e sublime: "Te amo há um tempão".
A Azaléia de flores vermelhas quer dizer: “Sou apaixonado por você há muito tempo"
O seu significado depende da sua cor. A acácia amarela significa amor secreto, e a branca ou rosada representa constância e elegância.
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Sempre teu lábio severo Me chama de borboleta! — Se eu deixo as rosas do prado É só por ti — violeta! Tu és formosa e modesta As outras são tão vaidosas! Embora vivas na sombra Amo-te mais que do que às rosas. A borboleta travessa Vive de sol e de flores… — Eu quero o sol de teus olhos, O néctar dos teus amores Cativo de teu perfume Não mais serei borboleta; — Dá-me o teu mel — violeta!
Na época elisabetana , na Inglaterra , costumava-se preparar poções do amor com esta flor. Acreditava-se que "a essencia do amor-perfeito, colocada sobre as pálpebras de uma pessoa adormecida , a faria amar loucamente a primeira criatura que visse ao despertar".
Tanto em francês , pansée, como em inglês , pansy, seu nome significa pensamento. Pequeno e delicado , o amor-perfeito pode ser branco, roxo, amarelo, róseo e marrom. Algumas vezes , estes tons se combinam numa mesma flor. Diz uma lenda que a pequena flor do ocidente, antes branca como o leite, tornou-se violeta depois de ser atingida pela flecha de Cupido.
Seu nome vem do latim rosa, que por sua vez procede do grego rhodon numa referência a Rodes, ilha coberta de rosas. Qualificada como "a rainha das flores" pela poetisa Safo no século VI a.C., ela teria sido criada, segundo a mitologia grega, por Clóris, deusa das flores (Flora entre os romanos), com o corpo inanimado de uma ninfa. Foi consagrada a Afrodite, deusa do amor, e depois a Vênus, na época romana. Dioniso, segundo a tradição mais difundida, ofereceu-lhe seu perfume inebriante, e as Três Graças lhe concederam o encanto e o brilho que ela trazia aos que a contemplavam. Cupido, filho de Marte, deus da guerra, e de Vênus, usava uma coroa de rosas, assim como Príapo, deus dos jardins e da fecundidade. Mil anos antes da nossa era, a rosa-de-damasco, uma das mais antigas que se conhece, era cultivada na ilha de Samos, no Mediterrâneo, em honra de Afrodite.
Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, O Homem irá ver que dinheiro não se come! (Provérbio Indígena)