Esta planta em forma de arbusto provém da Nova Zelândia mas já pode ser encontrada em vários países Diz-se que James Cook, um antigo navegador de Inglaterra utilizava as folhas da Érica para fazer chá.
Quem já esteve perto duma destas plantas percebe porquê. As próprias folhas da Érica são aromáticas e dão sabor ao chá. As flores da Érica florescem na Primavera e assim se prolongam até ao final do Verão. Em termos de cores, existe uma gama de cores entre o branco e o vermelho, incluindo o cor-de-rosa.
Trata-se de uma planta trepadeira cujas flores têm um perfume muito delicado, perfeito para quem gosta de ter flores únicas e bem cheirosas.
Esta planta vem de Caracas ( Venezuela), daí então o nome. É uma planta que cresce bastante, as flores estão presentes quase todo o ano. Apenas no Inverno, por causa do frio, é que deixamos de poder apreciar as flores das caracalas. Em termos de cores, as flores podem ser amarelas, brancas ou mesmo verde.
As abelhas gostam muito desta planta pois as flores criam enormes quantidades de néctar.
Trata-se de um arbusto de origem Indiana, cujas flores são de cor azul tal como o nome indica. São flores que preferem o calor da Primavera e do Verão.
Esta é uma combinação de 3 espécies de flores do Chile que deu origem à
fantástica calceolária, uma planta que não atinge mais do que 30
centímetros de comprimento. De folhas verdes e ovais, é uma planta que
se dá muito bem com os vasos.
As flores podem ser vermelhas, amarelas, ou uma mistura de ambas as
cores (laranja). A flor em si já tem um aspecto peculiar que atrai a
atenção de qualquer um, e logo no Inverno temos a oportunidade de ver as
suas flores a abrirem-se.
Parece realmente um bouquet-de-noiva, mas na realidade é um arbusto cujas flores são lindíssimas e podem ser dispostas de tal forma que parecem um bouquet-de-noiva real.
As flores são sempre brancas e de tamanho pequeno, juntas em pequenos molhos. As flores surgem nos períodos de calor
Trata-se de uma planta trepadeira que, tal como o nome indica, provém da China. O seu nome também nos fala do formato das suas flores, em forma de trombeta.
As flores são consideravelmente grandes, e as cores não mudam muito entre o laranja e o vermelho. É uma planta também apreciada por muitos pois devido à sua grande resistência à doenças, não precisa de grandes cuidados especiais.
Podemos ver as flores das trombetas-chinesas durante o Verão e por vezes durante o Outono.
Flor originária do México e muito
importante nesse país , já que é ícone do “Dia dos Mortos”, um dos
eventos mais populares no México. Por esta razão, esta planta também
conhecida por “flor-dos-mortos”.
Estas flores são também conhecidas pelo seu aroma forte. Em termos de
aspecto, é fantástica para decorar o que quer que seja. Em termos de
cores, as mais populares são as laranjas e as amarelas.
Trata-se de uma planta trepadeira com algumas variedades diferentes mas todas lindíssimas esteticamente. As flores são normalmente cerosas e de cor rosado ou branco mesmo. As pétalas estão dispostas em forma de estrela.
À primeira vista olhando para as fotos dá logo para perceber porque é que se chama flor-batom. A flor desta planta parece tal e qual um batom. Por isso, é uma flor que agrada muito às mulheres, pois apela à feminilidade.
Estas flores aparecem normalmente no Verão, e a cor é normalmente vermelha tal como a de um batom clássico. A flor tem o formato de um cilindro e por esta característica em específico, as flores atraem os beija-flores.
O seu aspecto faz jus ao nome. Ela planta chama-se pássaro-de-fogo pois algumas das folhas parecem realmente pássaros em chamas e a grande maioria é vermelha, com algumas das folhas a parecerem asas de pássaros. Daí este seu nome característico. As flores, apesar de pequenas, são também muito decorativas. Os beija-flores gostam muito das flores, como também os morcegos.
Jasmim (Jaminum officinalis): Flor considerada afrodisíaca há séculos. Várias espécies de jasmim apresentam um perfume doce e envolvente. O óleo desta flor - um dos mais caros do mundo - é usado como ingrediente na preparação dos mais valiosos perfumes que hoje existem no mercado (o Chanel no. 5 é um deles). Muito ligado ao aspecto feminino, o jasmim inspirava as canções ardentes e lascívas dos poetas árabes. Era também, uma das flores mais usadas pelas "favoritas" dos sultões, ao se enfeitarem para as longas noites de amor.
Sândalo (Santalum album): Considerada uma árvore sagrada na Índia. Existem registros em documentos antigos escritos em sânscrito e chinês que atestam seu uso como incenso em cerimônias religiosas e rituais onde se busca a elevação da alma. A destilação da madeira interna produz um óleo grosso e amarelado, de fragrância doce, picante, intensamente oriental. Na aromaterapia, o óleo de sândalo é utilizado no tratamento de problemas ligados ao aparelho genito-urinário, especialmente impotência e frigidez. Por sua ação tônica e estimulante das funções sexuais, é considerado um afrodisíaco.
Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, O Homem irá ver que dinheiro não se come! (Provérbio Indígena)