quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Papoula - lendas



















Há muitas versões na mitologia sobre a flor da papoula. Existe uma lenda grega que menciona o fato da papoula ter sido criada por Somnus, deus do sono, para ajudar Ceres, a deusa do milho, que completamente esgotada pela busca de sua filha perdida, não conseguia mais fazer o milho crescer.

As sementes da papoula ajudaram-na a dormir e após o descanso, o milho cresceu outra vez. Os gêmeos Hypnos e Thanatos (sono e morte) foram representados coroados com papoulas ou as carregando nas mãos. Por certo, os gregos já tinham o conhecimento que o sono induzido pelo ópio pode causar a morte.
Outra versão grega diz que a flor da papoula era relacionada a Hipnos, o deus do sono, pai de Morpheu - que a tinha como planta favorita e, por isso, era representado com os frutos desta planta na mão. Há também uma estreita relação entre a papoula e a deusa grega Nix , a Noite. Deusa das Trevas, filha do Caos, é na verdade a mais antiga das divindades. Freqüentemente, ela é representada coroada de papoulas e envolta num grande manto negro e estrelado. Em muitas referências ela se localiza no Tártaro, entre o Sono e a Morte, seus dois filhos. Os romanos não a representavam em um carro, mas sempre adormecida.
A papoula já é conhecida pelos mortais há mais de 5 mil anos e faz parte da Família das Papaveráceas, também conhecida como dormideira. É uma herbácea anual que apresenta propriedades alimentares, oleaginosas e medicinais. A planta apresenta um caule alto e ramificado, com folhas sésseis e ovaladas. As flores são grandes, brancas, rosas, violáceas ou vermelhas, e o fruto é uma cápsula. Por toda a planta circula um látex branco. Todas as partes da papoula são consideradas venenosas, com exceção das sementes maduras.
CURIOSIDADE 1 :
Depois de ter sido raptada por Hades, Zeus permitiu a Perséfone renascer na primavera sob a forma de uma papoula.
CURIOSIDADE 2:
No mundo encantado das fadas, o mês de agosto é dedicado a fada Poppy, cuja flor símbolo é a papoula.
CURIOSIDADE 3:
Nas celebrações do dia mundial sem carro, 11 de outubro último, o estilista da marca Kenzo - que adotou a flor da papoula como símbolo de sua grife e perfumes (Flower by Kenzo, um dos perfumes mais vendidos do mundo), aproveitou a data para colocar uma papoula nas bicicletas que circulavam pela cidade de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário