domingo, 5 de outubro de 2008

Açucena






















Na mitologia grega a Açucena (Amarílis) representa altivez, elegância e graça, e está relacionada ao deus olímpico Apolo, famoso por seu orgulho.


Essas belas flores, quando na cor branca, significa a pureza, e o fascínio dos homens em torno da Acucena esteve presente por vários séculos que se passaram. No templo de Salomão algumas destas flores já eram encontradas representadas em esculturas.

Durante longo período, em pinturas medievais e renascentistas, de caráter religioso, aparecem flores de acucena, por sua associação com o que não é puro. Sua origem parece ser asiática, sendo sua cultura estendida, subseqüentemente, até a região do Mar Mediterrâneo e o continente europeu, dado a sua facilidade de cultivo e sua longa durabilidade comos flores cortadas.


No Brasil são flores muito apreciadas como presente para o Dia das Mães e como flores de enfeite para o Natal. Presentear com flores de Acucena pode, também, representar a angústia causada pela distância da pessoa amada, a saudade. Relembra, ainda, a Santíssima Trindade sendo, para isso, apresentada em um vaso com três de suas flores.

4 comentários:

  1. AMEI SABER TUDO SOBRE AÇUCENA...

    GOSTO MUITO DESSA FLOR....TENHO UMA VERMELHA JÁ A UNS 7 ANOS,SEMPRE FLORESCE,JÁ FIZ VARIAS MUDAS...RESOLVI PESQUISAR E ACHEI SEU TEXTO FALANDO SOBRE ELAS...MARAVILHOSO...

    ResponderExcluir
  2. Que lindo blog!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  3. tenho uma amiga que a filia, numero 1 se chama amarilis. e eu senpre quis saber o siguinificado mas hoje eu descobri. muito obrigada!!!bj:alice

    ResponderExcluir