sábado, 3 de outubro de 2009

Neroli
























A lenda conta que o termo "neroli", usado para designar a flor da laranjeira, surgiu no século XVII devido a paixão de Marie-Anne de la Trémoille pelo aroma dessa flor.
Marie-Anne, naquela época era a princesa da "cidade de Nerola" e sempre perfumava suas luvas e seu banho com essa doce e deliciosa fragrância.
Com o tempo, as pessoas começaram a associar a flor à jovem princesa, o que resultou nessa troca de nomes que hoje conhecemos.
O Néroli possui um aroma apimentado, resfrescante e distinto com características doces e florais.
O óleo de neroli, de coloração amarelada e de aroma floral doce insubstituível, também se tornou famoso por seu alto valor de mercado. Inclusive, cabe aqui uma ressalva: não existe óleo essencial de neroli 100% puro barato! Nunca! Tal preço se justifica pela enorme quantidade de flores exigidas para se obter 1 quilo de óleo: aproximadamente 2 toneladas.

O óleo essencial de neroli, de acordo com a literatura, tem poder anti-séptico, digestivo, sedativo, antidepressivo, bactericida, fungicida, emoliente, carminativo, afrodisíaco e desodorante.

Um comentário:

  1. Nádia, se ele serve para tudo isso, vale a pena colher as 2 toneladas para conseguir 1 Quilo.
    De onde você aprende essas raridades? Isso devia ser de utilidade pública, né? Besos emolientes (não sei o q é isso. Se for bobagem a combinação do beijo com isso, pode jogar o beijo fora, rs!). Manoel.

    ResponderExcluir