quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lilás





Uma antiga lenda grega refere que o jovem Deus Pã, que era o Deus das florestas e dos campos, conheceu uma bonita ninfa de nome Syringa. Ele admirou a sua graça e beleza e decidiu falar com ela, contudo a ninfa assustou-se e fugiu. Ele tentou apanhá-la, mas de repente, ela transformou-se num arbusto aromático lilás. Pã desatou a chorar ao lado do arbusto. A partir daí, vagueava nas florestas e tentava fazer o bem a todas as pessoas. O nome "Syringa" tornou-se na palavra latina "lilás".

Uma outra lenda diz que as flores do lilás chegaram até nós quando a Primavera retirou a neve dos campos e o arco-íris surgiu por cima da Terra. De seguida a Primavera colheu alguns raios solares e misturou-os com os raios do arco-íris lançando-os sobre a Terra. Quando a Primavera chegou ao Norte, tinha apenas as cores branca e violeta. Encontrava-se em terras Escandinavas e então lançou a cor lilás aos arbustos mais pequenos, que imediatamente se cobriram de pequenas flores lilases. Depois fez o mesmo com a cor branca e os arbustos cobriram-se de pequenas flores desta cor.

Lilás vem da palavra grega "syrinx" que significa "tubo", pois os pastores da floresta dos lilases faziam tubos. Mas Na Rússia é chamado também de "sinel" que vem da palavra "azul", uma vez que a sua cor resplandecente define uma tonalidade das plantas.

3 comentários:

  1. Essa menina é uma enciclopédia. Adoro ler essas postagens. A gente descobre muitas coisas e se volta para a percepção da continuidade das coisas. Hoje já não se fala mais em descendência. Dá a impressão que tudo surgiu do nada. Geração espontânea. Igual a pernilongo. Tempos atrás, quando se via uma coisa, logo se perguntava sua origem. Hoje, quando se é apresentado a uma coisa, pergunta-se para que serve e experimenta para ver se é bom. O resto fica por conta do SUDS. Beijos ansiosos por conhecimento. Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Eu de novo.
    Fiz um poema para a minha filha: Da flor púrpura. Não conhecia a lenda e a achei superinteressante. Não existem coincidências.

    Da Flor Púrpura
    Ao fruto de meu ventre

    incandescente flor
    humana graça da cor
    grita, gravitando

    decantado pólen
    enxertado - estupor
    do rasgado corpo

    gravídica hora
    exala graça ao se impor
    santa a alma se torna.

    ResponderExcluir