segunda-feira, 21 de abril de 2008

A LENDA DA MARGARIDA
























"Durante muito tempo quase que diariamente na época da Primavera ou do Verão a ninfa inocência sentia-se muito contente por sonhar com as lindas margaridas. Com essa revelação a bela e gentil menina de cabelos doirados sabia que estava nas graças dos deuses, pois diziam que sonhar com margaridas é sinal de boa sorte. Para a menina afetuosa significava muito quando em seus sonhos vinha um anjo e lhe entregava as singelas flores.
Mas, num dia de verão a menininha quando acordou percebeu que não havia sonhado com as margaridas, muito tristonha saiu pelo bosque a procura de Clóris para que lhe explicasse o motivo. Procurou por vários dias e nada de encontrar a rainha das flores. Mesmo assim não desanimou de procurá-la. Já muito exausta de andar no sol escaldante, sentou-se próximo a um lago, recostou sua cabeça numa pedra e adormeceu.
Quando dormia um anjo lhe apareceu e lhe entregou as margaridas mais lindas que jamais vira. Eram de todas as cores - brancas, amarelas e vermelhas. Ao acordar muito satisfeita, pois, conseguira seu intento, foi para casa. Quando chegou viu outras crianças brincando na pracinha em frente e cada uma delas segurava uma margarida como os pássaros que estavam ao seu redor e que cada um deles segurava no bico uma margarida.
Aproximou-se para junto delas. Viu que uma menina a de cabelos pretos encaracolados estava junto com mais duas a despetalar a margarida e diziam assim:
"Bem-me-quer, mal-me-quer, bem-me-quer...."
Chegou perto delas e lhes perguntou que estavam fazendo com a flor.
A menina de cor bem escurinha que segurava a flor branca lhe respondeu que era para tirar a sorte.
- E por que tem que ser as três cores?
- A menina de cor pálida de cabelos cor de mel respondeu-lhe:
- Não! Não precisa ser as três cores! Mas, como uma linda moça de olhos bem azuis passava com uma cesta cheia de margaridas de cores variadas e nos entregou e nos ensinou a fazer esta brincadeira dizendo que as margaridas são flores alegres e cheias de vida. E que é considerada a flor das crianças, a margarida amarela simbolizava a inocência e a gentileza, a margarida branca simbolizava o afeto e a vermelha a beleza."

Nenhum comentário:

Postar um comentário