ROSA
De acordo com as lendas gregas, a rosa foi criada a partir do corpo de uma ninfa. Afrodite, deusa do amor, concedeu-lhe a beleza; Dionísio, deus do vinho, proporcionou-lhe perfume; das Três Graças deusas da alegria, charme e beleza, recebeu encanto e esplendor. É considerada, portanto, a mais perfeita das flores e representa sentimentos: vermelha é paixão e desejo, branca é paz, rosa é carinho e amizade, entre outros. É a flor mais usada em buquês para se presentear quem se ama.
MARGARIDA
Foi com a margarida que surgiu o hábito de despetalar a flor, contando-se: bem-me-quer, mal-me-quer, bem-me-quer...para tirar a sorte. Diz o folclore que sonhar com margaridas durante a Primavera ou o Verão é sinal de boa sorte. É uma flor alegre e cheia de vida, considerada a flor das crianças. A amarela simboliza a inocência, a gentileza e a branca simboliza o afeto. A vermelha representa a beleza.
HORTÊNSIA
A beleza das hortênsias encanta qualquer um. É impossível ficar indiferente quando se vê, ao passar pela estrada, um caminho de hortênsias. Uma característica interessante é que mudam de cor. As flores cor-de-rosa podem ficar azuis e vice-versa. Existe até uma receita para aumentar o tom azul-violeta: basta colocar um pedaço de palha de aço de molho e regar suas flores com a água enferrujada, alternando com a água normal. Gosta de muita luz, mas não deve ficar diretamente exposta ao sol; a terra deve ser mantida úmida, sem secar e nem encharcar. A flor deve ser pulverizada com água, adaptando-se a ambientes internos e externos.
GIRASSOL
De perfume muito suave, o girassol simboliza a simplicidade, a constância e a lealdade. Natural das Américas, para os incas era um sinal da divindade e, em muitas outras culturas, representa poder, calor e nutrição. O nome girassol vem do grego helianthus, ou seja, hélios = sol e anthus = flor. Diz a lenda: o Sol havia sido condenado a viver num lago, onde vivia uma ninfa das águas chamada Clítia. Um dia, ele conseguiu escapar e voltou para o céu. Mas Clítia já havia se apaixonado perdidamente por ele. Todos os dias, ela o seguia com o olhar, sentada na beira do lago, desde a manhã até o entardecer. Seu único alimento eram o orvalho e suas próprias lágrimas Por sua devoção e seu amor, seu corpo foi transformado em tronco e sua cabeça em flor.
VIOLETA
De várias cores e tons, as violetas são de uma delicadeza impressionante. Lindas, pequeninas e singelas, é muito comum encontra-las em floreiras e janelas e são um ótimo presente para os entes queridos. Sua textura é tão aveludada e suave que dá vontade de fazer um carinho. As brancas simbolizam a modéstia, as amarelas simbolizam a humildade, as azuis representam a verdade e a constância. Para que as violetas estejam sempre belas, luz é fundamental.
GERÂNIO
Esta flor aromática é encontrada em lugares ermos e perto de troncos de árvores. Sua essência também é aproveitada na fabricação de perfumes. Em grego, seu nome quer dizer cegonha, porque seu fruto lembra o bico dessa ave.
AMOR-PERFEITO
É impossível não se associar essa flor ao amor. Com tantas cores e mesclas, o amor-perfeito é de uma delicadeza única e combina com tudo. Graciosa e exótica, significa pensamento em francês (pensée), pois, quando queriam ser lembradas por alguém, as pessoas enviavam ramalhetes de amor-perfeito. É símbolo da meditação, de recordações e reflexão.
TULIPA
Esta flor lindíssima é originária da Turquia, mas se tornou popular na Holanda, onde inspirou muitos artistas. Era comum ouvir-se falar na tulipa negra, uma flor rara e preciosa. É muito usada na decoração, no Brasil, seja através de sua retratação em quadros e objetos ou em estampas de tecidos. Segundo uma lenda persa, uma moça chamada Ferhad apaixonou-se por um rapaz chamado Shirin. Vendo seu amor rejeitado, Ferhad fugiu para o deserto. Ao chorar de saudades e tristeza, cada uma de suas lágrimas, ao tocar a areia, transformou-se em uma linda tulipa.
CRISÂNTEMO
O crisântemo é uma flor que adora o Sol e floresce o ano inteiro. Seu nome quer dizer flor de ouro. Ela simboliza a alegria e representa também a perfeição e a simplicidade. No Japão, é a flor nacional. Para os chineses,o crisântemo assegura o amor eterno e a fidelidade. Branco, lembra a verdade e a sinceridade; vermelho, representa o amor e o amarelo simboliza o amor não correspondido. O crisântemo gosta de muita luz, mas não deve ficar diretamente exposto ao sol; a terra deve ser mantida úmida, sem secar e nem encharcar. Adapta-se a ambientes internos e externos;
FLOR-DE-LÓTUS
A flor-de-lótus tem nove lados, simbolizando a união das nove grandes religiões mundiais. Nas culturas orientais, representa o centro de energia vital que existe nas pessoas. Por isso, é considerada a flor sagrada do hinduísmo. Vivendo normalmente em águas turvas e paradas, a flor-de-lótus floresce de forma majestosa. É o símbolo da alquimia interior.
ORQUÍDEA
Exótica, perfumada e muito bonita, a orquídea é uma flor que simboliza a beleza feminina, o amor e a sabedoria. Ela já inspirou muitos artistas, fascinados pela enorme variedade de cores e de formas que existem em todo o mundo. Muitos colecionadores de espécies raras ajudam a valorizar ainda mais essa flor especial. A violeta aceita luz, mas não deve ficar diretamente exposta ao sol. A terra deve ser mantida moderadamente úmida, permitindo
HORÓSCOPO DAS FLORES
Áries - cravo vermelho
Câncer - rosa branca
Libra - rosa cor-de-rosa, narciso
Capricórnio - flor-de-lótus
Touro - rosa cor-de-rosa
Leão - papoula, margarida
Virgem - crisântemo
Escorpião - crisântemo, copo-de-leite
Aquário - Estrelitzia
Gêmeos - crisântemo
Sargitário - hortênsia, amor-perfeito
Peixes - violeta, lírio-branco
Adorei passar por aqui,foi uma viagem olhando os significada das flores,vc está de parabéns, acho vc parecida com um pouquinho de cada flor.Um grande beijo
ResponderExcluirObrigada Anna Clara!
ResponderExcluirVolte sempre!