domingo, 27 de setembro de 2009

Lavanda, um santo remédio!









Através de milênios esta flor azul é "a alma da Provença". Era usada para perfumar o banho e as roupas depois de lavadas. O seu nome deriva da palavra latim 'Lavare' que significa lavar. Esta pequena flor azul é bem conhecida há séculos pelo seu perfume único.

No Verão, campos de lavanda extendem-se pela Provence e enchem o ar com o seu perfume de lavanda selvagem. O momento de colher o que a Natureza oferece chega, as jovens apanham as flores, fazem pequenos ramos e os os colocam em cestos. Depois, seguindo a tradição, a colheita é destilada em destiladores a vapor. Após a destilação, nasce o óleo essencial de lavanda.
A lavanda está ligada à pureza e à felicidade.
Ao inalarmos o aroma de seu óleo essencial, o hipotálamo envia uma mensagem à supra-renal, sinalizando a diminuição da síntese de cortisol, o hormônio do estresse, por isso é considerada tão relaxante.

Nomes Populares:

* alfazema,
* lavanda,
* lavande,
* lavândula.


Suas propriedades são inúmeras: analgésico, antidepressivo, antisséptico, bactericida, descongestionante, repelente de insetos, sedativo e vermífugo. O que mais faz desse óleo essencial uma chave para o bem estar é o fato de ser um estabilizante: quer dizer, se você está agitado, ele é calmante, se está depressivo, ele dá uma levantada no astral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário